PISA

PISA- Programme for International Student Assessment

O PISA – Programme for International Student Assessment é um estudo internacional desenvolvido pela OCDE que avalia a literacia de jovens de 15 anos, que frequentem pelo menos o 7º ano de escolaridade. O objetivo principal do PISA consiste na avaliação da capacidade dos alunos de 15 anos para enfrentar os desafios que a transição para a vida adulta lhes coloca, conduzindo a um retrato dos sistemas educativos de todos os países e economias participantes.

O vídeo apresentado seguidamente, produzido pela OCDE, resume as principais características do projeto PISA.

O projeto PISA desenvolve-se em ciclos de 3 anos e avalia literacia de matemática, literacia de leitura, literacia de ciências e mais recentemente resolução de problemas, elegendo, em cada ciclo, uma das três áreas avaliadas como domínio principal.

O teste cognitivo do projeto PISA tem sido aplicado com papel e lápis desde o seu início em 2000 até 2012, tendo uma duração de duas horas e incidindo nas três áreas avaliadas embora os itens relativos ao seu domínio principal ocupem 2/3 do tempo total da prova. Esta prova é constituída por vários cadernos de teste que combinam itens das diferentes áreas avaliadas, respondendo cada aluno apenas a um desses cadernos. Em Portugal, em 2012, foram aplicados 13 cadernos de teste distintos.

Os itens do PISA não são públicos, permitindo, assim, a comparação dos resultados ao longo dos vários ciclos e a identificação de tendências. Em cada ciclo do projeto PISA, a OCDE liberta alguns itens, que deixam de fazer parte das provas e que ilustram o tipo de questões apresentadas aos alunos.

Além da prova cognitiva, o PISA, também recolhe informações através da aplicação de questionários aos alunos, aos pais e às escolas que permitem contextualizar o desempenho dos alunos, permitindo assim identificar fatores que influenciam esse desempenho nas várias áreas avaliadas.

Resultados de Portugal nos vários ciclos PISA nas três áreas avaliadas:

Domínios 2000 2003 2006 2009 2012
Matemática 454 466 466 487 487
Leitura 470 478 472 489 488
Ciências 459 468 474 493 489

Pode encontrar informação mais detalhada sobre o projeto PISA na página da OCDE http://www.oecd.org/pisa/