NEWS

fórum aQeduto Q11 – Afinal, porque melhoraram os resultados?

Os resultados dos alunos portugueses, nos cinco ciclos PISA, melhoraram gradualmente a Matemática, Leitura e Ciências e, a partir do ciclo de 2009, aproximaram-se da média da OCDE. O último fórum aQeduto irá debater quais as variáveis que mais contribuíram para esta evolução. Para este debate contaremos com a presença de João Baptista, Subdiretor-Geral da…

fórum aQeduto 10 | Os professores são todos iguais?

O fórum Q10 ‘Os professores são todos iguais?’ irá analisar variáveis relativas aos professores, tais como a sua remuneração, o número de horas que trabalham, a motivação e a perceção que os alunos e diretores têm destes profissionais, assim como as perceções que os professores têm de si próprios e a forma como estes se…

fórum aQeduto 9 | Números, letras ou tubos de ensaio?

Os alunos dos diferentes países que participaram no teste PISA são melhores a Matemática, a Ciências ou a Leitura? E em Portugal, as raparigas serão melhores que os rapazes nalgum domínio específico? Estas são algumas questões a debater no 9º fórum aQeduto, que será dedicado às diferenças dos resultados obtidos nos três domínios avaliados pelo…

fórum aQeduto 8 | E os alunos, que responsabilidade?

Quais as características dos alunos que têm resultados melhores e mais fracos no PISA? O tempo dedicado ao trabalho de casa faz diferença? E, na opinião dos alunos, quais os fatores que eles consideram ser fundamentais para o sucesso nas aprendizagens? Estas são algumas das questões a debater no 8º fórum aQeduto, que contará com…

fórum aQeduto 7 | Público ou privado: há um modelo perfeito?

Qual a representatividade das escolas públicas e escolas privadas dependentes e independentes do Estado nos diferentes sistemas educativos da Europa? Que impacto têm nos resultados PISA dos alunos? E quem são os alunos que frequentam as diferentes escolas? Estas são algumas das questões a debater no 7º Fórum aQeduto, que contará desta vez com a…

Ambiente disciplinar na sala de aula

A representação em teia revela que os alunos reportam, em todos países, que quando a capacidade do professor para manter a ordem é muito boa, existe um bom clima disciplinar; se essa capacidade é boa, existe um clima disciplinar médio; se essa capacidade é razoável, existe um clima disciplinar fraco e, finalmente, se essa capacidade…