Na maioria dos países em análise, entre 2003 e 2012, as respostas dos alunos mostram uma diminuição da indisciplina em sala de aula. As grandes exceções são a Finlândia, a França, a Holanda e a Suécia, onde se verifica uma tendência para o agravamento destes problemas, registando-se simultaneamente uma descida dos scores PISA Matemática. Por sua vez, em Portugal e na Polónia, as respostas dos alunos indicam uma redução da indisciplina, concomitante com a melhoria dos resultados PISA, entre 2003 e 2012.
No entanto, ao contrário da perceção dos alunos, em 2012, 54% dos diretores portugueses consideraram a indisciplina prejudicial à aprendizagem, revelando assim um grande aumento em relação a 2003 (35%). Apenas a Finlândia regista uma evolução semelhante a Portugal; enquanto em todos os outros países há menos diretores a reportar este problema. Tendência semelhante se observa para as faltas de respeito, embora de forma menos acentuada. Na República Checa, Polónia e Espanha é onde, em 2012, existe maior convergência entre a visão dos alunos e a dos diretores. Já em França, há um acentuado grau de desfasamento de opiniões, sendo que os alunos consideram existir mais indisciplina.
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