Q1 Estudo

Q1 – Educação e economia: quem vai à frente?

Portugal

EDUCAÇÃO: SABEMOS MAIS E MELHOR?

Nos cinco ciclos PISA, os alunos com 15 anos, em Portugal, melhoraram gradualmente os resultados em Matemática, Leitura e Ciências e, a partir do ciclo de 2009, aproximaram-se da média da OCDE.

 

Melhores a tudo, mas especialmente a Leitura e Matemática.

Os domínios da Leitura e da Matemática apresentam  curvas de evolução idênticas, totalizando ganhos de 30 e de 33 pontos na série 2000-2012.

Score?
Pontuação média obtida pelos países participantes no PISA.

Média da OCDE – 500 pontos?
Uma pontuação acima de 500 revela um bom desempenho médio dos alunos de um determinado sistema educativo. Este score constitui um patamar de referência.

Avaliação do PISA?
Programa internacional, promovido pela OCDE, que avalia a literacia de jovens com 15 anos, nas áreas da Matemática, da Leitura e das Ciências e que também avalia em que medida conseguem aplicar esses conhecimentos e competências face aos desafios da vida adulta. Em 2012, participaram no PISA 65 países e economias.

Ciclos PISA e domínios principais?
Realizado em ciclos trienais, desde 2000, em cada um dos ciclos o PISA avalia uma das três áreas  (Matemática, Leitura e Ciências) como domínio principal.

Temos mais bons alunos e menos maus alunos.

Entre 2000 e 2012, Portugal reduziu a percentagem de alunos com desempenho fraco ao mesmo tempo que aumentou a percentagem de alunos com desempenho de excelência.

A percentagem de alunos com desempenho fraco a Matemática diminuiu de 30,3% para 21,0%. Por outro lado, a percentagem de alunos com um desempenho excelente aumentou, passando de 1,2%, em 2000, para 6,5%, em 2012. A mesma tendência é observável nos restantes domínios.

 

Em dez anos, Portugal foi um de apenas três países da OCDE a apresentar esta tendência.

Em literacia matemática, esta evolução é apenas observável em Portugal e noutros dois sistemas educativos participantes no estudo PISA, Polónia e Luxemburgo.

Alunos com desempenho fraco?
Alunos com desempenho fraco, que obtêm scores abaixo de 409.*

Alunos com desempenho de excelência?
Alunos com desempenho de excelência, que obtêm scores acima de 626.*

 * Notas metodológicas disponíveis em www.aqeduto.pt

Portugal na Europa

EDUCAÇÃO E ECONOMIA

 

Em Portugal, a Economia parou, mas os desempenhos em Educação avançaram.

Entre 2000-2012, Portugal teve uma variação do PIB de -2 USD per capita e tem um dos PIB mais baixos da Europa. No entanto, ao longo dos cinco ciclos PISA, os alunos portugueses registaram uma melhoria gradual dos desempenhos nos três domínios avaliados.

A Polónia e o Luxemburgo foram os únicos países onde ambas as variáveis sob análise cresceram – o PIB aumentou em cerca de 5000 USD per capita e os resultados do PISA também cresceram. Por outro lado, a maioria dos outros países registou um aumento do PIB, mas nem todos melhoraram o desempenho na educação.

Destaca-se neste cenário a Suécia, que viu o desempenho dos seus alunos reduzido em cerca de 30 pontos, apesar de o seu PIB ter aumentado em mais de 5000 USD per capita no mesmo período.

Portugal é comparado com dez países europeus que foram selecionados de acordo com semelhanças e diferenças em  cinco critérios considerados relevantes para este trabalho.

Como ler o gráfico?
A área dos círculos representa o score médio do PISA a Matemática em 2012.
A posição dos países ao longo do eixo vertical resulta da variação entre 2012 e 2000 do PIB per capita.
A posição dos países ao longo do eixo horizontal resulta da variação entre 2012 e 2000 do score PISA a Matemática.

Por exemplo, na Holanda:

– o círculo tem a área maior porque foi um dos países com o score mais elevado a Matemática em 2012 (523)

– o PIB cresceu 3000 USD per capita entre 2000 e 2012

– o score médio do PISA a Matemática diminuiu em 15 pontos

Ou seja, na Holanda, entre 2000 e 2012, o PIB aumentou mas o desempenho médio dos alunos no teste PISA diminuiu.

Também no Índice de Desenvolvimento Humano, Portugal evoluiu de forma positiva.

O IDH apresenta uma evolução positiva consistente entre 2000-2012, com média anual de crescimento de 0,41%. Os valores do PIB, que crescem até 2006 (cerca de 3% em relação a 2003), iniciam uma fase decrescente, regressando em 2012 a níveis de 2000.

Esta evolução positiva no IDH ilustra que as melhorias na educação e também em indicadores de saúde mais do que compensam a perda de rendimento.

Produto Interno Bruto (PIB, PPP USD 2005)?
O PIB é a riqueza que um país consegue criar e que resulta das atividades quotidianas de todos – pessoas, empresas ou outras entidades públicas e privadas. Refere-se à produção, às compras, ao investimento e às exportações. Não é uma medida sobre o bem-estar de uma sociedade, este indicador limita-se a medir padrões de vida a nível material.

PPP significa Paridade do Poder de Compra como forma de uniformizar o valor do dinheiro em várias economias distintas. USD são dólares americanos e 2005 refere-se ao ano para o qual foram fixados os cálculos, de forma a eliminar os efeitos da inflação.

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)?
Índice composto que mede três dimensões básicas do desenvolvimento humano: rendimento, saúde e educação.

Portugal e Polónia aproximam-se dos pares europeus europeus na Educação, Saúde e IDH, mas afastam-se no que respeita ao Rendimento (PIB) e Nível Socioeconómico e Cultural.

A figura apresenta o posicionamento de Portugal e da Polónia em Educação (PISA, Matemática), Saúde (anos de vida com saúde), Desenvolvimento Humano (IDH), Rendimento (PIB), Nível Socioeconómico e Cultural (ESCS) relativamente às médias do agrupamento de países considerados nesta fase do estudo (Q1)..

A Polónia, país de referência na educação, tem indicadores semelhantes a Portugal – um pouco acima da média na educação e em linha com os restantes pares no que se refere a Saúde e a Desenvolvimento Humano. Nas situações de afastamento (com maior ou menor proximidade do centro da teia), Portugal regista valores distintos das médias do grupo — o que se observa no Nível Socioeconómico e Cultural (ESCS), com Portugal a apresentar um valor de 47% da média e no Rendimento (PIB), com 64%. A Polónia também se afasta dos pares europeus nestes dois eixos, embora apresente um indicador de Nível Socioeconómico e Cultural mais favorável (72%) e o PIB seja ainda mais diminuto do que o de Portugal (55%).

Para permitir a leitura da comparação entre os vários indicadores, estes foram convertidos para um índice de base 100 (em que a média dos 11 países corresponde a 100). A linha a encarnado contém o valor 100 dos 11 países pares, em cada um dos eixos, a linha a azul liga os valores de Portugal e a linha a verde representa a Polónia (todos os valores foram convertidos na mesma base).

Assim, quando há proximidade entre os pontos das linhas, verifica-se uma similitude de desempenhos em relação às médias do grupo — o que se regista na Saúde, na Educação e, até certo ponto, no Desenvolvimento Humano, indicador em que se atinge, em Portugal, 93% da média dos pares.