Q1 – Educação e Economia: quem vai à frente?
Qual a evolução dos resultados dos alunos portugueses no PISA, entre 2000 e 2012, e como é que o país evoluiu no mesmo período na economia e no Índice de Desenvolvimento Humano?
Qual a evolução dos resultados dos alunos portugueses no PISA, entre 2000 e 2012, e como é que o país evoluiu no mesmo período na economia e no Índice de Desenvolvimento Humano?
Portugal é dos países da Europa que mais chumba, cerca de 35% dos alunos com 15 anos já chumbaram pelo menos uma vez. Será que esta medida contribui mesmo para uma maior exigência e para melhorar a aprendizagem dos alunos com dificuldades?
A família é um fator que influencia a aprendizagem e os resultados dos alunos. Quais os aspectos da família que têm maior ou menor peso no desempenho escolar dos alunos: a profissão dos pais, o nível de escolaridade, as perceções que os pais têm da escola?
Nas últimas décadas, a maioria dos países europeus universalizou o acesso à educação pré-escolar. Qual o impacto desta universalização nos resultados PISA dos alunos europeus? E em Portugal?
Qual a organização e recursos presentes nas escolas europeias? Quais as variáveis e práticas que distinguem as escolas e como é que estas se associam à variação dos resultados PISA?
Como é o comportamento dos alunos nas escolas europeias, qual a relação entre os professores e alunos e qual o impacto que o ambiente nas escolas tem nas aprendizagens? E os alunos? Será que os alunos que se sentem mais felizes na escola têm resultados melhores?
Qual a representatividade das escolas públicas e escolas privadas dependentes e independentes do Estado nos diferentes sistemas educativos da Europa. Qual o impacto que a natureza das escolas tem nos resultados PISA dos alunos e quem são os alunos que frequentam as diferentes escolas?
Quais as características dos alunos que têm resultados melhores e mais fracos no PISA? O tempo dedicado aos trabalhos de casa faz diferença? E, na opinião dos alunos, quais os fatores que eles consideram ser fundamentais para o sucesso nas aprendizagens?
Os alunos dos diferentes países que participaram no teste PISA são melhores a Matemática, a Ciências ou a Leitura? E em Portugal, as raparigas serão melhores que os rapazes nalgum domínio específico?
Qual o impacto de variáveis como a remuneração dos professores, o número de horas que trabalham, a motivação e a perceção que os alunos e diretores têm destes profissionais?
Os resultados dos alunos portugueses, nos cinco ciclos PISA, melhoraram gradualmente a Matemática, Leitura e Ciências e, a partir do ciclo de 2009, aproximaram-se da média da OCDE. O último fórum aQeduto irá debater quais as variáveis que mais contribuíram para esta evolução.