Q7 Dados

Q7 – Público ou privado: há um modelo perfeito?


Metodologia

Todas as análises realizadas no âmbito do projeto aQeduto baseiam-se nos resultados obtidos na prova cognitiva e na informação de contexto recolhida através de vários questionários (aos alunos, à escola e aos pais) nos vários ciclos (2000, 2003, 2006, 2009 e 2012) do estudo PISA.

Conforme descrito detalhadamente na apresentação do projeto aQeduto (http://www.aqeduto.pt/apresentacao/) em todos os seus estudos, Portugal é comparado com dez países europeus que foram selecionados de acordo com semelhanças e diferenças em cinco critérios considerados relevantes para este trabalho.

Como já foi referido noutros estudos deste projeto, as comparações temporais entre os resultados PISA apresentadas incidem genericamente em 2003 e 2012, por se tratarem ambos de ciclos cujo domínio principal foi a Matemática e pela semelhança entre os respetivos questionários de contexto. Neste estudo (Q7), em particular, também se realizam comparações entre 2000 e 2012 quando as comparações não são relativas a resultados PISA mas antes entre escolas de natureza jurídica distinta.

Deste modo, neste estudo, serão consideradas três tipos de escolas: escolas públicas, escolas privadas dependentes do estado e escolas privadas independentes do estado.

Como já foi referido em estudos anteriores (ver Q5), as comparações de resultados em amostras de pequena dimensão devem ser realizadas com prudência. Assim, dado que a percentagem de alunos presentes nas amostras PISA representado as escolas privadas é baixa, as comparações apresentados neste trabalho devem ser olhadas com cautela. Por exemplo, no ciclo de 2012, apenas 9.8% dos alunos portugueses que participaram no estudo PISA frequentam escolas privadas enquanto 90.2% frequentam escolas públicas, acompanhando no entanto, a percentagem de escolas privadas existentes em Portugal (em 2012 cerca de 12%).


 

Percentagem de escolas públicas. PISA 2000 e 2012

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Percentagem de escolas privadas independentes. PISA 2000 e 2012

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ESCS dos alunos por natureza da escola. PISA 2012

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Evolução entre 2003 e 2012 do ESCS médio por natureza de escola. Portugal, PISa 2003 e 2012

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Percentagem de escolas por natureza em relação ao ESCS e scores médios das escolas. Portugal, PISA 2012

 

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Percentagem de alunos cujos pais são licenciados por natureza de escola. PISA 2012

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Percentagem de alunos por nível de qualificação dos pais. Portugal, PISA 2012

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Média do estatuto socioprofissional dos pais (HISEI) por natureza de escola. PISA 2012

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Percentagem de alunos que já chumbaram pelo menos uma vez por natureza de escola. PISA 2012.

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Percentagem de escolas com concorrência por natureza de escola. PISA 2012

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Motivos considerados muito importantes pelos pais para se escolher uma escola específica. Portugal, PISA 2012

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Percentagem de diretores que afirmam ter os seguintes critérios de admissão de alunos. PISA 2012

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Percentagem de escolas localizadas em aldeias ou vilas por natureza de escola. PISA 2012

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Número médio de alunos inscritos por natureza de escola. PISA 2012

 

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Percentagem de diretores de escolas públicas que afirmam não ter responsabilidade na contratação de professores. PISA 2000 e 2012

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Percentagem de diretores que afirma que os salários dos professores são decididos na escola . PISA 2000 e 2012

 

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Percentagem de diretores que afirma ter responsabilidade na conceção do orçamento anual da escola. PISa 2012

graf20_ORCAMENTO

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Percentagem de diretores que afirma ter autonomia para decidir os critérios de avaliação interna. PISA 2012

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Quem decide sobre avaliação interna na escola pública. PISA 2012

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Dimensão das turmas por natureza de escola. PISA 2012

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Nível de satisfação dos diretores com os recursos e infraestruturas por natureza de escola. Portugal, PISA 2012

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Oferta de atividades extracurriculares por natureza de escola. Portugal, PISA 2012

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Opinião dos diretores sobre a sua liderança na gestão escolar (mediana). Portugal, PISA 2012

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Opinião dos diretores sobre a sua liderança na gestão de alunos (mediana). Portugal, PISA 2012

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Opinião dos diretores sobre a sua liderança na gestão de professores (mediana). Portugal, PISA 2012

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Opinião dos diretores sobre a sua liderança na gestão de aulas (mediana). Portugal, PISA 2012

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Percentagem de alunos que frequentam a escola pública e scores. Portugal, PISA 2012

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Resultados por natureza de escola. PISA 2003 e 2012

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Comparação entre scores da escola pública e privada independente e scores da escola pública e PDE. Portugal, PISA Matemática 2012

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