Q10 Dados

Q1 – Os professores são todos iguais?

Metodologia

Como tem sido sucessivamente referido, todas as análises realizadas no âmbito do projeto aQeduto baseiam-se nos resultados obtidos na prova cognitiva e na informação de contexto recolhida através de vários questionários (aos alunos, à escola e aos pais) nos vários ciclos (2000, 2003, 2006, 2009 e 2012) do estudo PISA. E, nos estudos realizados sobre as bases de dados do estudo PISA, conforme descrito detalhadamente na apresentação do projeto aQeduto (http://www.aqeduto.pt/apresentacao/) Portugal é comparado com dez países europeus que foram selecionados de acordo com semelhanças e diferenças em cinco critérios considerados relevantes para este trabalho.

Dado que até ao ciclo PISA 2012, não existe um questionário dirigido aos professores, recolhendo-se apenas alguma informação sobre estes agentes de ensino nas respostas dadas pelos alunos no questionário ao aluno e nas respostas dadas pelos diretores no questionário à escola foi necessário recorrer a outras fontes de informação. Assim, recolheram-se dados sobre os professores no estudo da OCDE Education at a Glance bem como na DGEEC – Direção Geral de Estatísticas de Educação e Ciência do Ministério da Educação e, em especial noutro estudo da OCDE, o TALIS – Teaching and Learning International Survey. O TALIS é um questionário dirigido aos professores do 9º ano que visa compreender como se sentem na profissão, quais os seus métodos de ensino e opiniões sobre a escola e o sistema educativo e foi aplicado em 2008 e novamente em 2012/13. Em Portugal, em 2012, a amostra dos professores participantes no TALIS está associada à amostra de escolas selecionadas para participarem no estudo PISA 2012, contudo não é possível estabelecer uma ligação direta entre as suas respostas e os alunos participantes no estudo PISA 2012.

No âmbito do projeto TALIS não foi possível continuar a comparação de Portugal com os dez países europeus que foram selecionados estatisticamente (ver www.aqeduto.pt/apresentação) por não terem todos participado neste mais recente projeto da OCDE, apresentando-se apenas a confrontação das respostas dos professores de cinco países: Dinamarca, Espanha, Irlanda, Portugal e Polónia.