Apresentação
O senso comum em educação ganhou larga expressão nas últimas décadas. A progressiva mediatização dos problemas do sistema de ensino tem conduzido à consagração de adquiridos sobre a educação que nem sempre se sustentam em evidência científica.
O projeto de investigação, aQeduto: Avaliação, qualidade e equidade em educação, tem como propósito construir um corpo de referenciais sobre avaliação, qualidade e equidade em educação, baseado em investigação comparada a partir das bases de dados dos alunos portugueses que participaram nos sucessivos ciclos de testes PISA (2000, 2003, 2006, 2009, 2012) e visa explicar a variação dos resultados dos alunos portugueses nos testes PISA, nomeadamente os fatores responsáveis pela evolução positiva verificada em Portugal ao longo dos doze anos, tendo em conta três eixos fundamentais:
- os alunos (alterações na condição social, económica, cultural, comportamental e motivacional dos alunos e das famílias);
- as escolas (mudanças na organização escolar);
- e o país (variações nas condições económicas a nível macro do país).
Este projeto tem como principal objetivo municiar a opinião pública com informação credível e sustentada sobre o desempenho dos alunos portugueses, através de uma linguagem acessível, mas sem desvalorizar o rigor científico. Neste contexto, entre dezembro de 2015 e outubro de 2016 será publicado mensalmente um folheto sobre o impacto nos resultados dos alunos de diferentes variáveis (retenção, ambiente familiar, o papel da escola, ensino privado e público, entre outras). Para a apresentação e debate de cada um dos onze folhetos será organizado um Fórum que contará com convidados especialistas na área. Em cada folheto procurar-se-à dar resposta a uma questão sobre o desempenho dos alunos portugueses:
Será que os resultados obtidos pelos alunos portugueses são melhores do que o nível de desenvolvimento económico do país?
Qual o efeito da retenção no desempenho dos alunos portugueses? Será que os torna melhores?
Qual o impacto da família no desempenho escolar dos alunos portugueses?
Qual o impacto do ambiente e organização escolares nos desempenhos?
Será que os alunos portugueses são mais proficientes em leitura e menos em matemática?
A frequência da educação pré-escolar é um bom preditor do sucesso?
Os alunos que frequentam o ensino privado têm maiores probabilidades de sucesso?
Qual o papel das expetativas no sucesso escolar?
Afinal, porque melhoraram os resultados nos testes PISA realizados pelos alunos portugueses?
A resposta às várias questões, assim como os dados que as sustentam, serão publicados e divulgados no site e página de Facebook do projeto aQeduto, do Conselho Nacional de Educação e da Fundação Francisco Manuel dos Santos. Mensalmente cada questão e respetivo estudo serão publicados na Visão Online.
Pelas suas características, o projeto aQeduto está em consonância com a missão quer do Conselho Nacional de Educação, quer da Fundação Francisco Manuel dos Santos, sendo patrocinado por uma parceria entre estas duas organizações de referência da sociedade portuguesa.