A representação em teia revela que os alunos reportam, em todos países, que quando a capacidade do professor para manter a ordem é muito boa, existe um bom clima disciplinar; se essa capacidade é boa, existe um clima disciplinar médio; se essa capacidade é razoável, existe um clima disciplinar fraco e, finalmente, se essa capacidade é insuficiente, existe um clima disciplinar muito fraco. Isto é, o clima disciplinar das turmas parece estar fortemente relacionado com a capacidade do professor para manter a ordem.
Por sua vez, e no que respeita à relação entre dimensão das turmas e clima disciplinar reportado pelos alunos observa-se o valor de um índice de clima disciplinar (Disciplinary Climate) e a dimensão média das turmas em cada país. Portugal apresenta um clima disciplinar médio (índice nulo) e turmas com dimensão média de 22 alunos. A República Checa, Polónia e Irlanda revelam um bom clima disciplinar e turmas de dimensão média (22, 23 alunos), enquanto que a Finlândia apresenta um mau clima disciplinar, embora com turmas médias pequenas (18 alunos). A França também evidencia um mau clima disciplinar, mas com turmas médias grandes (27 alunos).
Turmas pequenas não parecem, pois, ser sinónimo de bom clima disciplinar.
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